Dubai poderá ter rede de trens que levitam e viajam a 1200 km/h

A Hyperloop One assinou um contrato com a DP World, empresa que gerencia um dos portos mais movimentados do mundo, para construir uma rede de trens-bala que levitam em Dubai. A ideia é levar os containers do porto de Jebel Ali rapidamente para um depósito em outro local, liberando espaço no porto.

Por ora, as duas empresas realizarão um estudo de viabilidade na região, para avaliar se a construção do Hyperloop no porto de Jebel Ali seria viável. Desocupar espaço no porto poderia criar oportunidades para que outras atividades mais lucrativas fossem desenvolvidas na área vazia; por outro lado, a implementação do Hyperloop teria um custo bastante considerável.

Como pode ser visto na imagem acima, metade do percurso do trem-bala viajaria por trilhos acima da superfície. A outra metade, por outro lado, passaria por uma rede submarina de túneis abaixo da região atendida pelo porto. O traçado final, contanto, ainda poderá mudar por conta do estudo de viabilidade que as empresas realizarão.

Outros Hyperloops

O CEO da Hyperloop, Rob Lloyd, disse em entrevista ao TechCrunch que Dubai tem “a infraestrutura, o movimento regulatório e o tipo de capital disponível para fazer [o projeto] acontecer”. A empresa já vem testando o seu meio de transporte desde o começo de 2016.

A ideia é criar um trem que flutue sobre os trilhos, com levitação magnética, e viaje por um tubo despressurizado. A diferença de pressão, aliada à levitação magnética, pemitiria que o trem viajasse a mais de 1200 quilômetros por hora. Em comparação, o trem-bala japonês tem velocidade máxima de 590 quilômetros por hora.

Dubai não é a primeira região a fazer um estudo de viabilidade para instalar um Hyperloop. Outros locais que estudam construir redes de trem semelhantes são a Coreia do Sul e a Russia, que poderia ter um trem ligando a Europa até a China.

Fonte: Olhar Digital

Be Sociable, Share!
Fibraco

About Fibraco

Empresa de capital 100% nacional, fabricamos Grades de Piso, Degraus para escada inclinada e Gradis verticais de cercamento nos seguintes materiais: Aço ao natural, Aço galvanizado a fogo, Aço inoxidável, Alumínio e Fibra de vidro. Visite nosso site www.fibraco.com.br Endereço Completo: Rua Virginia, 110 Jardim Inamar País: Brasil Cep: 09981-050 Site: http://www.fibraco.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>