RS reciclou 15 mil veículos apreendidos em cinco anos

POR 

Mais de 7 mil toneladas de sucata de veículos já foram recicladas no Estado do Rio Grande do Sul desde 2009, quando o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) iniciou a destinação correta de veículos descartados. O projeto virou referência mais tarde para estados como Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, mas o Brasil ainda tem muito a avançar, já que apenas 1,5% da frota de veículos é reciclada, estima o o Sindicato do Comércio Atacadista de Sucata Ferrosa e Não Ferrosa de São Paulo.

O balanço aponta que o Rio Grande do Sul já reciclou 14,6 mil veículos. O Detran espera esvaziar os depósitos da Região Metropolitana até 2015. Há cinco anos, todos os pátios estavam superlotados e alguns veículos já estavam apreendidos há mais de uma década. Muitos veículos deterioravam e provocavam danos ao meio ambiente com o vazamento de fluídos no solo e o acúmulo de água nas carcaças.

A iniciativa do Detran-RS já chamou a atenção de estados como Acre, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo que também sinalizaram interesse em reciclar sucatas que abarrotam pátios dos órgãos de trânsito. A parceria com a indústria siderúrgica gera receita aos cofres do Estado que prevê a aquisição por meio de leilão de toda a sucata de veículos há mais de dois anos apreendida.

A Gerdau é uma das empresas que arremata parte do material inservível. Os carros descartados viram matéria-prima nas usinas de Charqueadas e Sapucaia do Sul, no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas, Bahia, Pernambuco e Ceará. A produção da empresa hoje tem 75% da matéria-prima originada das sucatas ferrosas. A cada ano, 15 milhões de toneladas são transformadas em material que volta a ser usado pela indústria automotiva. O método de reprocessamento do aço reduz o consumo de energia e de dióxido de carbono.

Be Sociable, Share!
Fibraco

About Fibraco

Empresa de capital 100% nacional, fabricamos Grades de Piso, Degraus para escada inclinada e Gradis verticais de cercamento nos seguintes materiais: Aço ao natural, Aço galvanizado a fogo, Aço inoxidável, Alumínio e Fibra de vidro. Visite nosso site www.fibraco.com.br Endereço Completo: Rua Virginia, 110 Jardim Inamar País: Brasil Cep: 09981-050 Site: http://www.fibraco.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>